quarta-feira, 3 de maio de 2023

EXCLUSIVO

ENTREVISTA ESPECIAL  



DU OLIVEIRA











Ele ‘brinca’ de projetar modernas versões de clássicos nacionais com tanta inventividade que seus desenhos automotivos têm alcançado um número cada vez maior de admiradores no mundo virtual. Como verdade e como mentira, suas criações vêm sendo usadas inescrupulosamente por algumas páginas e canais online.


“Simplesmente cancelaram o meu 
canal sem informar qual vídeo eu infringi”.


Fotos divulgação Du Oliveira


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


Por Guilherme Augusto Zacharias

O indiscutível talento do designer gráfico Eduardo Oliveira, Du Oliveira, como é mais conhecido, fez o seu trabalho ganhar projeção e ser admirado por muitos apaixonados por carros. O problema é que alguns sites da internet e canais do YouTube vêm publicando suas obras como futuros lançamentos da indústria automobilística, causando confusão e induzindo a erro milhares de internautas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


Alguns sites chegam a falar sobre valores, recursos tecnológicos, versões dos 'novos' modelos e até de campanhas publicitárias de lançamento, levando o leitor a acreditar tratarem-se de verdadeiras as informações. Em um canal no YouTube, 'Roberto Auto's', o apresentador Roberto Silva inventou até uma empresa de marketing, a que chamou de 'Mercado Off Road', que teria feito uma 'campanha promocional' para divulgar o 'lançamento da Nova Rural Willys'. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Nesta entrevista, exclusiva à Cilindradas Magazine, Du Oliveira, paulista de Itapetininga, formado em Administração de Empresas, designer gráfico desde 2006, fala, dentre outras coisas, dos problemas que vem enfrentando por causa das publicações mentirosas sobre seus projetos, um deles, o banimento do seu canal da plataforma YouTube. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 



Cilindradas Magazine - Como surgiu a ideia de reeditar carros antigos em suas criações?

Du Oliveira - Sempre gostei de carros nacionais, mas com a onda que começou com o New Beetle, Dodge Challenger e Chrysler PT Cruiser, surgiu a ideia para com os carros nacionais.

Cilindradas Magazine - Qual a sua relação com o Antigomobilismo? Tem carros antigos?

Du Oliveira -  Meu irmão tem um Maverick e uma DKV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Cilindradas Magazine - Por um lado, o uso especulativo de suas criações por sites e canais inescrupulosos tem gerado complicações éticas e legais; por outro, essas publicações acabam proporcionando mais acessos dos internautas às suas mídias sociais. Como você vê isso?

Du Oliveira - Tem o ponto positivo e o negativo, porque uns dão o crédito, mas noticiam de forma como se o carro fosse verdadeiro, e isso pode gerar confusão e problemas judiciais para mim.

Cilindradas Magazine - Já foi processado por isso?

Du Oliveira - Em 2009, fui notificado por um fabricante, que me ameaçou judicialmente por eu colocar a logo da marca em minhas releituras. Eles alegaram que isso poderia induzir as pessoas ao erro, achando que o carro fosse produto da marca. A partir daí, continuei, mas sem incluir a logo da marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Cilindradas Magazine - Além de publicações falsas sobre supostos lançamentos de versões modernas de veículos antigos, a partir das suas criações, quais outras fake news vêm sendo publicadas sobre a sua atividade por sites e canais na internet?

Du Oliveira - Outros sites, ou donos de páginas, simplesmente salvam minhas imagens, tiram digitalmente a minha marca d'água, incluem a deles e postam como se fosse um trabalho deles.

Cilindradas Magazine - Seus carros-conceito fazem muito sucesso entre os entusiastas do segmento automotivo. Algum dos seus projetos já foi aproveitado pela indústria automobilística? Ou, ao menos, você foi sondado para desenvolver algum trabalho nesse sentido? 

Du Oliveira - Sim, o novo Puma Lumimari é um projeto que fiz para a internet e agradou aos proprietários da marca; o projeto evoluiu e já foi apresentado. Há também projetos para outros clientes que ainda não posso divulgar.

O Puma GT Lumimari foi projetado por Du Oliveira.
Foto divulgação Puma Automóveis

Cilindradas Magazine - Como você se sentiu ao ser rotulado pela administração do YouTube como 'disseminador de spam', além de 'enganador' e 'golpista', em resposta à sua contestação pelo cancelamento da sua página naquela plataforma?

Du Oliveira - Me senti ofendido; eu só fiz vídeos dos meus antigos trabalhos, sempre tive cuidado com direitos autorais e nunca postei nada sobre política. Simplesmente cancelaram o meu  canal sem informar qual vídeo eu infringi.

Cilindradas Magazine - Você pretende acionar judicialmente os sites que compartilham o seu trabalho como efetivo lançamento de novos modelos? E quanto ao YouTube, vai processá-lo?

Du Oliveira - Dá vontade, mas é um processo muito desgastante. Vou continuar fazendo meus vídeos em outras plataformas concorrentes, como Rumble ou a Dailymotion, e também postar em meu canal no instagram @duoliveira_design.







ANTIGOS NA VELHA HAVANA


Fotos Mehmet T. Kirkgoz


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 



Se existe uma coisa que poucas cidades ao redor do mundo têm é aquela harmonia perfeita da sua arquitetura com os carros que nelas circulam. Os motivos, aqui, não vêm ao caso, mas Havana, a capital cubana, é um celeiro de Antigos que compõe o cenário arquitetônico colonial da Habana Vieja.

Modelos de Cadillac, Ford, Chevrolet, Buick, Oldsmobile e também de marcas soviéticas, como Lada, Volga e Moskvichs, com 50, 60 ou até 70 anos de uso resistem nas mãos de abnegados proprietários cubanos, que transformaram seus Antigos em verdadeiras atrações turísticas da maior ilha caribenha.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A venda do Novo HB20 da Hyundai tomou fôlego em março com a comercialização de mais de oito mil unidades, ficando na segunda posição em sua categoria. A montadora disponibiliza o HB20 em três versões: motor Kappa 1.0 manual, motor Kppa 1.0 TGDI manual e o motor Kappa 1.0 TGDI automático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

ENCONTRO 



PRIMOS ENTRE SI 

Fotos Mystar Collector Car




O Pontiac da foto é um modelo Parisienne 1964, que de 1958 a 1986 foi produzido no Canadá, Nova Zelândia e Austrália, nos dois últimos, era fabricado com direção do lado direito. Muito parecido com o Impala, o Parisienne é daqueles raros casos em que uma montadora faz concorrência com ela mesma, já que ambas as marcas pertenciam à Chevrolet.

E as semelhanças não param por aí. O Parisienne era equipado com chassi e transmissão do Chevy Impala, além do volante, do console central e do painel com os mesmos medidores e botões de controle, do Impala SS. Nos Estados Unidos, por causa da presença do Impala, o Parisiene foi fabricado por apenas três anos, entre 1983 e 1986. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


À FRENTE DO SEU TEMPO 



Acredite. O que você vê nesta foto é um posto de combustível de bandeira Texaco, em uma cidade qualquer dos Estados Unidos, provavelmente em meados dos anos 1930, onde um frentista abastece um carro sedan. Até aí, nada demais.

No entanto, em primeiro plano, um estranho veículo, poucos centímetros mais alto que o carro de passeio atrás dele, parecendo uma Kombi achatada, rouba a cena: trata-se de um Diamond T Texaco Special, um caminhão-tanque construído por encomenda pela Texaco company, e que para a época foi um verdadeiro marco na capacidade de criação dos projetistas da indústria automotiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...