terça-feira, 18 de abril de 2023

ESPECIAL - PAIXÃO ESTENDIDA

JIPEIRO PARA SEMPRE


EM COLATINA, EMPRESÁRIO MEMBRO DO JEEP 

CLUBE TEM OFICINA ESPECIALIZADA EM TRAÇÃO 4X4


Trilhas difíceis e desafiadoras são a razão
da paixão dos jipeiros pela atividade.

Foto divulgação Jeep Clube Colatina


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 


Por Guilherme Augusto Zacharias


Para todo jipeiro que se preza, estar na lama é o melhor dos mundos, claro, desde que seja no sentido literal do termo. Falar sobre essa mistura de esporte, lazer e aventura é sempre trilhar por um caminho que não se esgota, ao menos para os aficionados por esse hobby.  


Renan Ferretti e o seu Jipe 'Ranger'.
Foto Cilindradas Magazine

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


Em Colatina, os apaixonados por essa atividade têm no Jeep Clube da cidade o acolhimento ideal para as aventuras radicais nos mais difíceis circuitos de lama, água, areia, terra, mato, mata, subida, descida ou qualquer outro obstáculo que tente desafiar um jipeiro louco e ávido por se entregar àquilo que mais gosta de fazer.


Jipe '1961' de Diego: "Pronto para desafiar as trilhas.
Foto Cilindradas Magazine

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


“Quando fui convidado a participar do primeiro Encontro do Jeep Clube Colatina, já saí de lá com a firme determinação de comprar o meu primeiro Jipe; na segunda vez, me apaixonei completamente por essa atividade”, conta o empresário Renan Ferretti, proprietário das marcas Selvagem Country Jeans e Garagem 4x4. 

Os pequenos também participam das trilhas menos exigentes.
Foto divulgação Jeep Clube Colatina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Levado pela primeira vez pelo amigo de infância Diego Ferron, empresário, dono da Diego Veículos, e também jipeiro, Renan destaca que o ambiente do Jeep Clube é “o melhor possível”, uma agremiação que consegue agregar ambiente familiar, com a presença de mulheres e crianças, e, ao mesmo tempo, a mais pura adrenalina nos desafios das trilhas.

A presença feminina é marcante nos Encontros do Jeep Clube Colatina.
Foto divulgação Jeep Clube Colatina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

“O Jeep Clube Colatina é uma família. A convivência entre os membros e seus familiares, os passeios e as trilhas acabam por criar um elo afetivo muito grande entre os jipeiros”, afirma Renan.


Thiago Rodrigues: braço direito de Renan é
também 'zequinha' nas aventuras jipeiras.
Foto Cilindradas Magazine

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Demanda 

Logo que começou a frequentar o Jeep Clube, Renan percebeu que a necessidade de reparos nos jipes dos amigos era bastante grande. Foi quando resolveu se aventurar, também, no segmento da mecânica automotiva, um desafio a mais para quem já tinha sob sua responsabilidade uma fábrica de roupas para gerir.


A Garagem 4x4 é especializada em veículos de tração nas 4 rodas.
Foto Cilindradas Magazine


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


“A ideia da oficina começou voltada basicamente para atender os jipeiros, mas, depois, a demanda por outros tipos de carros foi aumentando e hoje a gente se especializou em veículos com tração nas 4 rodas, além de estar ampliando o atendimento para automóveis pequenos em um novo espaço”, diz Renan. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É Ranger, mas é Jipe; é Jipe, mas é híbrido 

Tanto Renan Ferretti quanto Diego Ferron são proprietários de Jipes, que quase só têm esse nome porque o termo em português, derivado do inglês ‘Jeep’, é a essência do movimento dos jipeiros de qualquer parte do Brasil. No entanto, nenhum dos dois empresários se furtou em abrir mão da mecânica original dos Jipes para transformá-los em verdadeiras feras da resistência e da tecnologia. 


O Jipe de Renan foi modificado com quase
toda a mecânica da Ford Ranger V6.
Foto Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

“Por causa da dificuldade em repor peças originais nos jipes mais antigos, a gente optou por uma mecânica moderna: uma Ford Ranger V6 a gasolina, aproveitando a estrutura dela, motor, caixa de marcha e de redução, chassi e diferencial, além de um sistema de injeção fueltech, para bem harmonizar, mantendo a robustez necessária à sua atividade”, explica o mecânico Thiago Rodrigues, gerente da Garagem 4x4 e ‘zequinha’ de Renan nas trilhas jipeiras. 

A carroceria continua sendo de um Jipe, mas não o do original ano 1953, já que foi preciso colocar uma nova, um pouco maior, para adaptar ao chassi.


O Jipe híbrido de Diego.
Foto Cilindradas Magazine




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por sua vez, Diego transformou o seu Jeep Willys 1961, num potente híbrido com motor de Opala 6cil. 250S, caixa de marcha da Toyota Bandeirantes e eixos dianteiro e traseiro da Ford F75 forjados. “É um jipe bem-preparado, com carroceria de fibra, pneus 35 BF... Um carro pronto para o desafio das trilhas”, diz.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 



Um ‘zequinha’ nas trilhas e circuitos 

Thiago Rodrigues, além de gerente da Garagem 4x4, acompanha Renan nas aventuras off-road como ‘zequinha’, que no jargão dos jipeiros é aquela figura que está sempre pronta a abrir ou fechar uma porteira, puxar uma cinta, colocar um cabo de guincho e outras tarefas, dentre elas, uma que, no caso de Thiago, é um verdadeiro upgrade na função: a de mecânico especializado em jipes, modificados ou não. 


'Zequinha' em atividade na trilha de Vila
 Fartura, em São Gabriel da Palha.
Foto arquivo pessoal Diego Ferron




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 



VÍDEOS

ADRENALINA E CONFRATERNIZAÇÃO EM

VILA FARTURA, SÃO GABRIEL DA PALHA


Imagens Diego Ferron


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...