terça-feira, 28 de março de 2023

CAMINHÃO RELÍQUIA, BOCA DE BAGRE, ENCONTRO NATUREBA, TREM DA ROÇA E MAIS...


EM BUSCA DA ORIGINALIDADE


Em Lajinha do Pancas, farmacêutico vai deixando
Mercedes MB 1113 da família cada vez mais original 



O MB1113 da família Pagung é figurinha fácil nos Encontros de Antigos.

Fotos ábum de família 


Em 1976, quando o seu pai, Zeferino Pagung, o Severino, como era conhecido na região de Lajinha do Pancas, no noroeste do estado, comprou, em São Gabriel da Palha, um Mercedes MB 1113 1973, o hoje farmacêutico Júlio César Pagung, 40, ainda não estava entre nós para saber que o caminhão viria a se transformar em uma verdadeira relíquia de família. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Por Guilherme Augusto Zacharias

Pagung, que já foi um dos organizadores dos já consolidados Encontrotvs de Antigos de Lajinha de Pancas, em parceria com a Associação Pomerana de Pancas (APOP) e com o Clube  Primitivus Volks e Cia de Colatina, conta que o valente 1113 teve uma vida para lá de útil nas mãos de seu pai. Segundo ele, foram várias as viagens para os mais variados destinos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


A ideia de Pagung é deixar o MB 1113 o mais original possível.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


“Durante muitos anos, meu pai transportou gado para o Frisa, materiais de construção, café, madeira e muitas outras cargas para muitos lugares diferentes”, relembra o farmacêutico, revelando que não apenas materiais eram transportados no dia a dia de trabalho de Severino, mas ‘cargas’ muito mais valiosas. 


Para fazer companhia ao MB 1113, em 2018 a família Pagung adquiriu um Opala de Luxo 1978 (veja mais detalhes abaixo em Aceleradas). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

“Foram aproximadamente 50 viagens para Rondônia, com 3 a 4 famílias em cada, inclusive tinha um compartimento na traseira, por baixo da carroceria, para levar os cachorros”, revela. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Após a aposentadoria de Severino e do MB 1113, que hoje se apresenta entre as raridades nos Encontros de Antigos, Júlio Pagung e seu pai ainda mantinham o velho Mercedes em atividade, não mais com longas viagens, é verdade, mas sempre dando aquela ‘voltinha’ na relíquia.  
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

“Mesmo com a idade chegando, meu pai ainda assim nunca quis vender o caminhão; porém, não ficou parado; sempre eu ou ele andava para ‘esquentar o motor’, como meu pai dizia”. 

Em 2007, após 34 anos de uso e já longe das longas viagens, o MB 1113 sofreu a sua primeira reforma; mas foi em 2014 que Pagung conseguiu dar início a uma restauração que desde então vem deixando o caminhão cada vez mais próximo da total originalidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Aos poucos fui melhorando as características de fábrica, instalei alguns acessórios de época... Desde então a luta continua para deixá-lo o mais original possível”, conta Pagung. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 

Precoces 

No início da década de 1990, aos 9 anos, Júlio Pagung já começava a aprender com o pai as primeiras aceleradas e trocas de marcha do caminhão da família, precocidade estendida a mais nova geração dos herdeiros desse MB 1113. 

“Minha filha Helena, de 8 anos, gosta dele tanto quanto eu, e já sabe ligar e dar umas aceleradas, assim como meu sobrinho João Arthur, de dez anos”, orgulha-se. 


Helena e João Arthur: desde cedo, o gosto pelos Antigos.









CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


NEM ANTES NEM DEPOIS
1954

Foto Cilindradas Magazine


Um raro Chevrolet Boca de Bagre, em fase final de restauração, é a mais nova relíquia da galeria de Antigos do empresário colatinense Alexandre Maestri, que sempre busca resgatar para o seu acervo modelos idênticos aos que já pertenceram à sua família. Cilindradas Magazine conseguiu uma ‘casquinha’ desse modelo, que foi fabricado apenas no ano de 1954, sendo precedido pelo Boca de Sapo e sucedido pelo Marta Rocha. Em breve, CM trará matéria completa sobre o Boca de Bagre de Alexandre Maestri.     

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


TREM DA ROÇA



Fotos Cilindradas Magazine

Mais parecido com aqueles protótipos-conceito de estudantes de segundo grau, essa coisa estranha aí da foto nada mais é do que um modelo apelidado no meio rural de Trem da Roça, um pequeno utilitário artesanal montado no chassi e motor do VW Brasília. De grande utilidade na agricultura familiar, o modelito está à venda no Posto Dalla’s de Colatina. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


ENCONTRO NATUREBA


Foto Crock.com

Em agosto próximo, pelo 33º ano seguido, o clube de nudismo Valley View Recreation, da cidade de Cambridge, no estado de Wisconsin, Estados Unidos, organiza o Nude Car Show, que como o próprio nome já diz, trata-se de um Encontro exclusivo para os adeptos do naturismo, onde visitantes vestidos não são bem-vindos. No Brasil ainda não se tem notícias de um evento similar, mas, pelo andar da carruagem puxada pelos ventos para lá de liberais, não demora muito estaremos todos pelados em algum Encontro de Antigos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


AH!, A PAIXÃO


Foto álbum de família
Júlio César Pagung, nosso protagonista da matéria principal desta edição, diz ter se apaixonado à primeira vista por esse Opala de Luxo 1978 em 2010, em um Encontro de Antigos em Santa Maria de Jetibá. Em 2018, esse Chevrolet já estava em suas mãos e em 2022, Pagung faturava o Destaque Originalidade no mesmo lugar onde se apaixonara. “Esse carro me chamou muita atenção; era marrom com interior monocromático, e eu e minha esposa ficamos encantados com a combinação das cores. Naquele dia falei pra mim mesmo, ‘quero ter um Opala desse’. Oito anos depois realizei meu sonho. Ano passado pude voltar para onde tudo começou (Santa Maria de Jetibá), e com grande alegria recebi um troféu Destaque Originalidade das mãos do grande antigomobilista Fernando Menezes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...