terça-feira, 10 de agosto de 2021

'ANARQUISTAS' OFF ROAD

VIDA DE JIPEIRO

Caminhos ruins, alegria garantida

Modelo Willys, 1975, de Diego Ferron. Foto GAZ

Por Guilherme Augusto Zacharias

Eles só podem ser vistos limpinhos assim quando estão quietinhos, esperando o momento de pegar a estrada. Estrada? Melhor dizer caminho, trilha, atoleiro... 

Jeeps que se prezam têm que pertencer a aventureiros. É o caso desse modelo Willys, 6 cilindros, 1975, que, segundo seu proprietário, tem a mecânica toda original. "Mudei apenas os pneus para uma versão bem maior que a medida dos originais", conta o empresário Diego Vago Ferron. 


Diego e Stenio: vida de jipeiro. Foto GAZ

Poucos grupos do mundo automobilístico formam uma categoria tão 'anarquista' quanto a dos jipeiros e seus tracionados sedentos de lama, poeira, cascalho, rios, subidas e descidas (quase) intransponíveis e muita, muita adrenalina. "Esse Jeep tem tração, redução, e a gente põe ele para brincar, passar na lama, subir morro...", diz Ferron, membro do Jeep Clube Colatina.


Jeep Clube Colatina: adrenalina fora da estrada... Foto Acervo Jeep Clube Colatina

Outro que frequentemente leva o seu parceiro de aventuras para 'brincar' é o representante comercial Stenio Racanelli, dono de um modelo Ford, CJ5, 1979. Companheiro de clube de Diego, ele diz que tudo começou quando "alguém comprou o primeiro Jeep, um carro de guerra, e o levou para uso particular", em alusão ao fato de o modelo ter sido criado pela Willys-Overland para ser usado como veículo leve nos campos de batalha da Segunda Grande Guerra (1939-1945). 

"Depois, outros foram comprando, comprando, até que fundaram o primeiro Jeep Clube do mundo... O Jeep é imortal, um carro bruto, rústico, você só vai renovando as peças dele ao longo do tempo. É a alegria da gente", diz Racanelli.   


Foto Acervo Jeep Clube Colatina

Foto Acervo Jeep Clube Colatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...