segunda-feira, 16 de outubro de 2023

CADÊ O ADITIVO QUE ESTAVA AQUI?

 


VETERANO JORNALISTA EXAGERA AO COLOCAR NO MESMO PATAMAR TODOS OS POSTOS E DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS


Boris Feldman espalha aos quatro cantos que gasolina aditivada não tem aditivo. Postos e distribuidoras reagem 


Para Boris, é preferível pagar o aditivo por fora e adicioná-lo à 
gasolina comum a colocar no tanque a aditivada.
Foto divulgação sTp



Por Guilherme Augusto Zacharias

Estão causando polêmica as declarações do engenheiro e jornalista Boris Feldman, titular do site Autopapo, que em várias oportunidades vem colocando em dúvida a idoneidade dos postos de combustível e das distribuidoras quanto à autenticidade da gasolina aditivada, questionando se essa gasolina tem mesmo a adição de aditivos. “Como é que você sabe que tem aditivo naquela gasolina?”, pergunta o veterano jornalista, alegando que quem coloca o aditivo na gasolina são as distribuidoras e os postos, não havendo fiscalização da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. "A ANP fiscaliza a gasolina, não o aditivo", acrescenta ele.


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE-----------------



Distribuidoras como a BR, Ipiranga e Shell garantem monitorar
a qualidade de suas gasolinas aditivadas.
Foto Internet

Cilindradas Magazine ouviu três das principais bandeiras distribuidoras de combustíveis do País, e todas foram unânimes em garantir a qualidade da sua gasolina aditivada. Ainda que seja verdadeira a afirmação de que a ANP não fiscaliza a adição de aditivo na gasolina, os critérios de qualidade da aditivada, controlados pelas próprias distribuidoras, na prática não dão sinais de adulteração. 

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE-----------------

Claro que a possibilidade de fraude existe, sobretudo naqueles postos sem bandeira definida ou clandestinos sem o menor compromisso com a qualidade seja lá do que for, mas a generalização e o empenho de Boris em colocar 'todos' os postos e distribuidoras de combustíveis como suspeitos desse crime - assista aqui a uma das entrevistas concedidas pelo jornalista - soam exagerados.


Boris Feldman erra ao generalizar sobre falsificação da gasolina aditivada.
Foto divulgação Autopapo



--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE-----------------


“A nossa gasolina aditivada já vem com os percentuais de aditivo definidos e acrescentados pela BR Distribuidora (Vibra Energia). Aqui no posto não acrescentamos nada, apenas aferimos o percentual de etanol anidro na gasolina”, explica Henrique Ferraço Maestri, gerente do Posto Dalla’s de Colatina. Ele acrescenta não ter conhecimento de nenhuma reclamação sobre a qualidade da gasolina aditivada em mais de 20 anos de funcionamento daquele posto. “A qualidade dos combustíveis da BR dispensa comentários; nossos consumidores podem ficar tranquilos quanto a isso”, afirma. 


A gasolina aditivada não difere da comum quanto à octanagem.
Foto Internet




--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE-----------------


Diferencial

As três distribuidoras ouvidas pela Cilindradas Magazine, BR, Shell e Ipiranga, divulgam nos meios de comunicação a qualidade da sua gasolina aditivada, garantindo a presença de dispersantes e detergentes que, dentre outros benefícios, auxiliam na limpeza do sistema de alimentação do veículo. Vale lembrar que tanto a gasolina comum como a aditivada tem a mesma octanagem, ficando o diferencial entre uma e outra apenas na presença de aditivos. Isso vale para as aditivadas Grid (BR), V-Power Nitro+ (Shell) e Ipimax (Ipiranga), por exemplo.  


--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE------------------


Outra que assume a responsabilidade pela mistura dos componentes aditivos à sua gasolina é a Ipiranga, o que, segundo a sua assessoria de imprensa, é feito em suas bases de distribuição. “Os postos que ostentam a marca Ipiranga não realizam qualquer adição de aditivo no combustível, já recebem o produto final aditivado na dosagem correta, para proporcionar os benefícios do produto”, esclarece, complementando que “a Ipiranga possui um programa de qualidade amplo por meio do qual são realizadas verificações de padrão de qualidade nos postos”.


Dispersantes e detergentes, presentes na gasolina aditivada,
auxiliam na limpeza do sistema de alimentação do veículo.

Foto arquivo Cilindradas Magazine

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE------------------


O contraponto ao balaio de gatos em que Boris Feldman coloca as distribuidoras e os postos de combustíveis com relação a possível enganação sobre a gasolina aditivada, mostra, por um lado, que ele pode ter razão a respeito dessa adulteração por alguns postos ou mesmo distribuidoras de combustíveis; mas que, ao generalizar, acaba por ser injusto e ao mesmo tempo leviano com sua conduta, como reforça o gerente do Posto São Miguel de Colatina, de bandeira Shell,  Jeanderson Zamprogno.

--------------------CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE------------------


“Não acredito que haja esse tipo de adulteração nos postos de Colatina, sobretudo os de bandeiras tradicionais como a Shell... Nosso caminhão, por exemplo, vem de Vitória com o tanque lacrado, e a quantidade de aditivo na gasolina é colocada e controlada pela própria distribuidora, nunca pelo posto, explica o gerente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...