quinta-feira, 3 de novembro de 2022

PELO MUNDO

FARÓIS AMARELOS JÁ 

FORAM OBRIGATÓRIOS NA FRANÇA


Durante 56  anos, lâmpadas amarelas foram obrigatórias na França.
Fotos arquivo CM

Em meados da década de 1930 até o início da década de 1990, o uso de faróis amarelos era obrigatório na França. Em 1936, o governo francês decretou que todos os veículos novos deveriam ser equipados com lâmpadas de faróis nessa cor, a partir de 1937.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Apesar de haver controvérsias sobre o real motivo da exigência, há registros nos arquivos do Ministério da Defesa francês que apontam as frequentes ameaças da Alemanha nazista à França - que desaguou na invasão deste país pela Alemanha, em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Duas versões tentam explicar a obrigatoriedade de lâmpadas amarelas.

Neste caso, os faróis amarelos se diferenciariam dos carros estrangeiros que porventura transitassem nas estradas francesas, ficando mais fácil a sua identificação.

Outra versão, agora mais plausível, era a de que a lei imposta tinha como objetivo melhorar a segurança nas ruas e estradas francesas, já que os fachos de faróis das lâmpadas amarelas são menos ofuscantes e cansativas para a visão do que as brancas, ainda que iluminem menos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Seja lá como for, a segunda versão ganhou mais credibilidade entre os historiadores pelo fato de a exigência perdurar até o ano de 1993, mais de cinco décadas após o fim da Segunda Grande Guerra.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


UM MUSEU BEM ECLÉTICO


Não há cordões de isolamento separando os carros. Fotos MDCC


Nos Estados Unidos, no estado de Kansas, a cidade universitária de Manhattan abriga um museu bem diferente de carros, sobretudo porque os veículos expostos, ao contrário de qualquer museu, seja de veículos antigos ou de outros temas, permite que os visitantes fiquem bem próximos das raridades expostas.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Veículos com mais de 100 anos fazem parte do acervo. 

Sem cordões de isolamento, o Museu Midwest Dream Car Collection, um antigo supermercado com 5000m², foi fundado em 2019 e abriga 65 veículos de várias marcas, anos e procedências. 


O Midwest Dream Car Collection abriga 65 carros.


Para se ter uma ideia, veículos fabricados no início do século XX, como um Ford Model R 1907, fazem companhia a outros atuais, como um Dodge Challenger SRT Demon 2018, também acompanhados de um Rolls-Royce Silver Ghost de 1925, uma caminhonete Ford F1 1950 e de um Volkswagen Type 181 1973.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE





O requinte pré-guerra também se faz presente representado por um cupê conversível Packard Series 840 1931, um Roadster Cupê Packard 902 1932 e um Cabriolet Supercharged Cord 812 1937. Os anos do pós-guerra também estão bem representados com um conversível Woodie 1948, um Continental Mark II 1956 e um Cadillac Eldorado Biarritz 1958 conversível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...