segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

 

NA PISTA


Cilindradas Magazine 2022, edição impressa, já está circulando por aí.

Adquira você também o seu exemplar! (27) 9 9794-8534

Cilindradas Magazine 2022: capa em papel couché 220g/m²;
miolo em papel couché 120g/m²; 60 páginas.


ONTEM, HOJE E SEMPRE

Fotomontagem CM


"Os veículos de ontem nas estradas de amanhã nos ajudarão a crescer e aproveitar o futuro"


Foi com essa frase que o holandês Tiddo Bresters, presidente da Federação Internacional de Veículos Antigos - FIVA, resumiu as duas maiores preocupações da entidade atualmente.

Por um lado, o compromisso de apoiar as resoluções da Cúpula de Glasgow, sobre o clima e emissões de carbono na atmosfera, realizada em novembro passado na Escócia; por outro, manter viva a cultura Antigomobilista em todo mundo.

Veja aqui o contexto das declarações do presidente da FIVA. 


A DIFÍCIL PLACA PRETA


Foto arquivo pessoal

Alguém já disse que "Fusca que se preza não ganha Placa Preta". Até ganha, se o proprietário resistir à tentação de fazer aquela modificação aqui, ali e acolá, andando para frente e para trás no tempo, de acordo com o gosto de cada um.


Este VW Fusca 1600, ano 1985, do colatinense Marinelson Benacchio, membro do Primitivus Volks e Cia., já foi um ‘Bizorrão’ improvisado, quando seu antigo dono colocou a entrada de ar preta na tampa do motor e as rodas aro 14” do VW Brasília. 


Já nas mãos de Marinelson, o Fusca quase voltou ao estado original, não fossem o estribo, a entrada de ar traseira, agora prateada, as  calotas de Brasília, os retrovisores raquetes e faróis cibie, entre outros detalhes modificados, que deixaram este Fusca Amarelo Manga - ou será Amarelo Imperial? - um pouco mais longe da total originalidade. 


E POR FALAR EM ORIGINALIDADE...


Fotos arquivo CM


Em plena Ditadura, no início da década de 1960, mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo. Pois o governo militar resolveu incrementar um programa chamado 'Carro Econômico', e exigiu das montadoras que oferecessem ao mercado carros simples e de baixo custo.


E assim foi feito, com os lançamentos da DKW Vemaguet 'Pracinha', o Simca Chambord 'Profissional', o Gordini 'Teimoso' e o Fusca 'Pé de Boi', este último, exageradamente simples.


Tão simples que não trazia sequer alguns itens básicos, como luzes indicativas de direção na dianteira, marcador de gasolina, tampa do porta-luvas, iluminação interna, cinzeiro e... a logomarca VW. Teria a própria montadora se envergonhado de tamanha peladeira?


Fato é que em menos de dois anos de produção, o 'Pé de Boi' 1200cc não chegou a vender três mil unidades, revelando-se um fracasso retumbante de vendas. Hoje, encontrar um exemplar do Fusca 'Pé de Boi' original não é tarefa das mais fáceis, já que, como brinquedos Lego, a maioria dos proprietários foram acrescentando os itens que faltavam em seus modelos.


ERA LEBRE


Fotos CM

Este Opala de Luxo, ano 1974, do empresário Celso Lerback (Lertoff & Dular), trazido por ele para Colatina há 15 anos, foi objeto de preocupação da maioria dos antigomobilistas da cidade quanto ao seu verdadeiro estado de conservação, ou seja, uma verdadeira aquisição 'gato por lebre'.


Quando entrou para a restauração, pelas mãos de Sérgio Soella (in memoriam), é que ficou constatado a integridade externa dessa raridade, como explica Lerback, que é um dos fundadores do Norte Clube Carros Antigos de Colatina.


"Havia uma certa desconfiança mesmo, mas, assim que o Sérgio deixou a pintura no osso, ficou constatado que não havia sequer um pedacinho de plastic por baixo da pintura", lembra.



PARA A FIVA, MAL-VINDO


Fotomontagem CM

Nem só de aparência vivem os Antigos. A recente - e necessária? - onda de eletrificação de veículos clássicos, motivou a FIVA a publicar uma declaração sobre o assunto em sua página na Internet. Para a entidade, que deixou claro que não apoia esse procedimento, o entendimento é de que a motorização elétrica deve ser feita de maneira transitória e resguardando-se todos os componentes originais.

Entenda melhor aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...