quinta-feira, 4 de novembro de 2021

ACELERADAS


NO MEGA PIT STOP

O Mega Pit Stop foi o primeiro evento automotivo de grande porte em Colatina.
Foto GAZ


O 1º Mega Pit Stop Colatina, evento automotivo realizado entre os dias 22 e 24 de outubro passado, na Área Verde da avenida Senador Moacyr Dalla, se, aparentemente, não chegou a ser um sucesso absoluto de público - até o fechamento desta coluna, os organizadores não tinham divulgado o número de visitantes - foi bastante exitoso quanto a troca de experiência e conhecimento entre as empresas participantes e consumidores, como atesta o presidente do Grupo Motocap, Vitor Gobbi, que participou do evento ao lado das empresas Honca Moto Scarton, Balarini Eletrodiesel, Auto Mec, Climacar e Fullgas.



Parte da equipe da Motocap no evento.
Foto Jefté Dias


“Apesar de ter participado de outros eventos similares, do nível desse foi a primeira vez; tivemos a oportunidade de conhecer outros parceiros, outras tecnologias, outros métodos de trabalho… Além disso, pudemos mostrar a nossa marca e trazer o cliente até o nosso estande, proporcionando a ele preços e mercadorias competitivos, mostrando a nossa infraestrutura in loco”.



Vitor Gobbi junto às diretoras Christini Arivabeni Gobbi e Ceyla Machado Gobbi.
Foto GAZ

Um dos serviços oferecidos gratuitamente no Mega Pit Stop foi o diagnóstico de quase 60 itens de motorização, frenagem, suspensão e parte elétrica, entre outros, além da lavagem a seco ecológica, com produtos biodegradáveis, o que agradou em cheio àqueles que levaram seu carro ao evento. 


Eliemar Júnior aprovou a primeira edição do Mega Pit Stop do interior do estado.
Foto arquivo pessoal

“Eu achei muito bom; um evento como esse precisa ser valorizado, porque além de fortalecer as empresas da região, ajuda muito pra quem não consegue um tempo para cuidar do carro durante a semana. Melhor ainda seria se a gente pudesse deixar o carro ali no início (do diagnóstico) e pegar ele limpinho com o chek-up completo, enquanto aguardava o chope oferecido pelos organizadores… Mas aí já seria demais”, brinca Eliemar Júnior, CEO da Flexpoint, empresa de desenvolvimento de soluções web. 


'CULPADO'


Esse Karmann Ghia foi a fonte inspiradora para a criação da Cilindradas Magazine.
Foto GAZ

No início de 2008, quando viu pela primeira vez esse Karmann Ghia 1971, do boa praça colatinense José Marcos Holzmeifter, conhecido como Tomé, foi que este editor teve a ideia de publicar a primeira revista impressa sobre carros antigos do Espírito Santo. Treze anos depois, esse ícone continua impecável nas mãos de Tomé, que há mais de 40 anos é proprietário de outras duas raridades, um Mercury Eight 1947 e uma Yamaha TX 650cc 1973.    



ALMA ELETRÔNICA

Silvano Dias é especialista em componentes eletrônicos automotivos.
Foto Jefté Dias

Seu carro é novo, está com a revisão em dia, o tanque de combustível cheio... Mas, 'do nada', te deixa na mão quando você menos espera. Nesses casos, que não são raros, muito provavelmente a origem do problema tem a ver com a falha em algum componente eletrônico, inserido em um módulo conhecido como ECM -Engine Control Module, em inglês - Módulo de Controle do Motor, encontrado em todos os carros de injeção eletrônica.  

Silvano Dias, dono da Mecânica Eletronick, de Colatina, especialista em componentes eletrônicos automotivos, explica que o ECM, um verdadeiro 'cérebro' do sistema de injeção eletrônica dos automóveis, é responsável pelo funcionamento de alguns atuadores veiculares, como a bomba de combustível, bicos injetores, bobina de faísca, ventoinha de arrefecimento, motor de passo e até uma válvula de nome esquisito chamada de purga do cânister.

"Essa central eletrônica é responsável por executar diversas funções de controle do veículo e, às vezes, uma ou mais dessas funções não funciona adequadamente, podendo causar pane no sistema eletrônico", explica Dias.


MAVERICK GT

Fotos GAZ

Hoje, na Viafor Colatina, me deparei com esse Ford Maverick GT, ano 1975, de propriedade do empresário Leonardo Demoner. Há 15 anos na família, esse 'nervoso' esportivo V8 302 de 46 anos tem lugar de destaque em meio às raridades automotivas da coleção do empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...