quarta-feira, 27 de outubro de 2021

MAVERICK ENGANADOR

SUPER LUXO SUPER MODIFICADO


Um inocente 4 cilindros transformado em um nervoso V8 de 5 marchas.

Por fora, um Super Luxo; por dentro, um V8 apimentado.
 Fotos: Jefté Dias

           

Por Guilherme Augusto Zacharias

Entre os apaixonados por carros antigos, há os colecionadores, os somente admiradores e aqueles proprietários que fazem de suas relíquias um verdadeiro laboratório de experiências. O mecânico colatinense Mayke Teixeira Andrade, especialista em mecânica Ford, já nasceu dono desse Maverick Super Luxo, adquirido zero km por sua mãe, em 1976. 


Na mesma família há 45 anos.

             

Mayke, que é chefe de oficina da Viafor Colatina, é um irrequieto 'artesão', que ao longo dos anos vem fazendo modificações e adaptações em seu Maverick, deixando-o mais potente e com melhor performance. No lugar do original motor 4 cilindros, ele colocou um V8; a caixa de câmbio foi trocada por uma de picape Ford F1000 4.9, de 5 marchas. "Além disso, coloquei injeção eletrônica, com bobinas individuais, e vinil preto no teto, para dar um destaque", conta.


Mayke cuida, mas exige o máximo de seu Maverick.


Ele revela que usa o seu Maverick no dia a dia, e apesar de todo o empenho em deixá-lo cada vez mais aperfeiçoado mecanicamente, não tem pena em exigir o máximo do seu possante. "Cada vez que saio com ele, é um cacete que dou; queimo pneus, dou cavalo de pau... Tenho esse carro para usar, não para expor".  

Um carro usado no dia a dia.


O Maverick foi lançado nos Estados Unidos no fim da década de 1960, quando a Ford percebeu que os importados europeus e asiáticos começavam a tomar conta do mercado automotivo americano. No Brasil, surgiu em 1973, justamente o ano da crise mundial do petróleo, fatal para as pretensões da montadora em emplacar por aqui um veículo que não era nem de longe um primor de economia. Em 1979, o Maverick dá adeus ao mercado brasileiro com pouco mais de 108 mil unidades vendidas.


No Brasil, o Maverick foi lançado em 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACELERADAS EM CILINDRADAS

  ----------continua depois da publicidade---------- PARA NÃO ESQUECER O Norte Clube Carros Antigos de Colatina, mal terminou o Encontro anu...